Queda de cabelo sazonal: o que é e como combatê-la?
18 jul 2024

Queda de cabelo sazonal: o que é e como combatê-la?

O que é a queda de cabelo sazonal?

A queda de cabelo sazonal é um problema que afeta muitas pessoas, tanto homens como mulheres, de diferentes idades, em todo o mundo.

Como qualquer outro processo, a queda capilar tem uma origem multifatorial e existem várias causas que provocam uma queda de cabelo mais intensa na primavera e no outono.

Embora a queda de cabelo sazonal seja completamente normal, é importante compreender como cresce o cabelo e como prevenir a queda de cabelo sazonal.

 

Quais são as fases de crescimento do cabelo?

Antes de falarmos sobre a queda de cabelo na primavera, é importante compreender como cresce o cabelo e saber que  perdemos, de forma natural, cerca de 100 cabelos por dia.

 

Cada folículo piloso passa, independentemente, por três fases principais:

  1. Fase anagénica (crescimento):o cabelo cresce e fica maior. Num certo momento, entre 85% e 90% dos cabelos estão nesta fase, que dura aproximadamente entre dois e seis anos.
  1. Fase catagénica (transição):o crescimento do cabelo abranda porque já não está ligado ao sistema circulatório e já não recebe nutrientes que permitem o crescimento do cabelo. Esta fase dura cerca de duas a três semanas.
  1. Fase telógenica (de repouso):o cabelo já não cresce. Esta fase dura cerca de 3 meses. Após a fase de repouso, os pelos individuais acabam por cair e o ciclo recomeça com o crescimento um novo pelo que vem substituir o que caiu.
Olistic Hair Health Wellnes _Queda de cabelo sazonal: o que é e como combatê-la? Infográfico fases da queda de cabelo

 

O ciclo do cabelo é assíncrono, de forma que o cabelo não cai de forma massiva. No entanto, é preciso ter em conta que, na realidade, a queda de cabelo está constantemente a ocorrer, uma vez que há sempre folículos em processo de queda.

Queda de cabelo na primavera

A primavera traz muitas mudanças ao ambiente e, consequentemente, também ao nosso corpo e cabelo:

  • Com a nova estação, temos mais horas de luz por dia, facto que pode afetar os nossos ritmos circadianos, importantes para o crescimento do cabelo.
  • Muitas pessoas chegam à primavera com níveis baixos de vitamina D, um dos nutrientes que possibilita o crescimento do cabelo, depois de um inverno em que as horas e a intensidade da luz solar são baixas.
  • Na primavera, as flores e o pólen renascem e podem provocar alergias e sintomas cutâneos em muitas pessoas, o que pode levar a uma inflamação do couro cabeludo, que por sua vez facilita a queda de cabelo.

 

Na primavera, durante cerca de 6 a 8 semanas, é comum registar-se um aumento da quantidade de cabelo que cai diariamente. Embora seja normal perder cerca de 100 pelos por dia, durante a queda sazonal, este número pode aumentar para 150 a 200 pelos por dia.

 

Como moderar a queda de cabelo na primavera

  • Manter o couro cabeludo saudável

    Com a chegada da primavera e das flores, muitas pessoas sofrem de alergias e hipersensibilidades. Isto pode provocar um aumento da sensibilidade ou inflamação do couro cabeludo, o que por sua vez pode alterar o crescimento capilar e, assim, facilitar ou agravar a queda de cabelo na primavera.

    Não se esqueça de lavar bem o couro cabeludo, tanto quanto o este precise e, se notar comichão, o que não é normal na queda de cabelo sazonal, consulte um profissional para uma revisão o mais rapidamente possível.

  • Adotar uma dieta equilibrada

    É importante seguir uma dieta equilibrada, variada e rica em nutrientes durante todo o ano, não só na primavera,  para garantir que o nosso corpo, e por conseguinte o nosso cabelo, tenham todos os nutrientes de que necessitam,  e evitar qualquer restrição excessiva. É um dos hábitos para ecitar a queda de cabelo na primavera.

    Gostaríamos de partilhar consigo alguns conselhos dietéticos para a primavera:

    1. Opte por fontes magras, como frango, peru, peixe (se incluídos na sua dieta) e/ou ovos e leguminosas.
    2. Certifique-se de que inclui fontes de ferro na sua dieta, como carne vermelha magra, espinafres, lentilhas, grão-de-bico e cereais fortificados.
    3. Inclua salmão, sardinhas, nozes, sementes de chia e sementes de linho, que contêm ácidos gordos ómega-3.
    4. As vitaminas de complexo B encontram-se nos ovos, abacates, nozes, leguminosas, carne magra e legumes de folha verde.
    5. Acrescente alimentos ricos em vitamina C, como laranjas, morangos, kiwis, pimentos e brócolos.
    6. Inclua na sua dieta alimentos ricos em zinco, como ostras, carne de rês, frango, nozes, sementes de abóbora e cereais integrais.
    7. Os antioxidantes encontram-se numa variedade de alimentos, incluindo frutos, legumes, frutos secos, sementes e chá verde.

  • Adicione Olistic à sua rotina de bem-estar

    Os ingredientes antioxidantes e os probióticos contidos nos productos  Olistic Women fornecem micronutrientes essenciais, como as vitaminas A, C, D, B7, Biotina e ácido fólico, que ajudam a prolongar a fase de crescimento do cabelo.

    Resumindo, a queda de cabelo sazonal é normal, mas se quiser reduzir o risco de que a incomode, comece a cuidar de si de dentro para fora o mais rapidamente possível. Ao incorporar Olistic na sua rotina, não irá apenas promover o crescimento do cabelo, como também o seu bem-estar geral.

18 jul 2024
Lifestyle